Diácono Ademar Mendes

Nascido em Manaquiri, Amazonas, no dia 11/07/63, Manoel Ademar Vasques Mendes passou parte da infância no interior. Veio para Manaus na década de 70 junto com sua família, onde residiram no bairro de Cachoeirinha até a sua juventude. Iniciou a vida Pastoral na comunidade do Imaculado Coração de Maria, nos anos 80, quando participou da catequese de adultos. Em 1981, já era agente de Pastoral ativo na comunidade e, nesse mesmo ano, conheceu sua futura esposa durante um Retiro de Carnaval Santificado. Casaram-se após 6 anos de namoro e noivado, na mesma comunidade onde faziam parte, e tiveram 3 filhos de sangue (Gisele, Heliomar e Izabelle Mendes) e uma do coração (Elizabete Alves), vindo depois os netos Gustavo e Yan Mendes.

Mudaram-se para o Parque Dez em 2004, onde participaram ativamente da Comunidade de São Paulo Apóstolo, hoje Área missionária São Lourenço.

Em 2009 entrou para o Diaconato Permanente pelo intermédio do Diácono Jovane e sua esposa Rita, participando durante um ano do propedêutico. Entrou para a Formação Teológica do ITEPES no ano seguinte, concluindo seus estudos. Teve sua Ordenação Diaconal no dia 23/05/2015, atuando como Diácono nas seguintes Paróquias e Áreas Missionárias: Área Missionária São Lourenço (maio de 2015 a agosto de 2016), Área Missionária Nossa Senhora de Aparecida – Cacau Pirêra (agosto de 2016 a julho de 2017), Paróquia de São Pedro Apóstolo (a partir de março de 2018), onde permanece. Além da formação teológica, o Diácono Ademar também possui formação em Mecânica Industrial.

 

“Ser Diácono é ser servidor do Cristo Servo e testemunhar com exemplo o Evangelho, levando esperança e alegrando os corações daqueles que ainda não conhecem o Cristo, enviado do Pai”.

Diácono Ademar.

Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES