“O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).
Ao iniciarmos o mês de setembro, a Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, com o objetivo de imergir na Palavra de Deus através da leitura meditada e orante, como consequência tornar-se cada vez mais enraizado e edificado no testemunho fiel em Cristo, afinal conhecer as Escrituras é reconhecer o próprio Jesus Cristo e vivenciar o discipulado.
Neste ano, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe a leitura orante do Livro de Josué, em que o lema bíblico escolhido é: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). Aprofundar-se nesse livro é perceber a presença de Deus, em que Ele nunca deixa desamparado e sem respostas ao povo que a n’Ele confiam.
“Não temos dúvida que esse livro soa como uma catequese para impulsionar o povo na conquista da terra. O Livro de Josué é um autêntico testemunho de que Deus realiza a promessa feita ao seu povo Israel. Da escravidão para a posse da Terra Prometida” (cf. Texto-base – Mês da Bíblia 2022).
Além disto, o mês de setembro foi escolhido para a dedicação a Bíblia em razão da festa de São Jerônimo (340-420), a qual este santo doutor da Igreja teve um papel fundamental para a tradução precisa da Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja à época) a pedido do Papa Dâmaso. Uma das frases célebres de São Jerônimo é: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Portanto, que ao iniciarmos este Mês da Bíblia, que possamos participar ativamente na leitura orante da Bíblia, compreendendo os desígnios de Deus que favoreceram Josué e o povo liderado por ele através da posse da terra condicionada a eles, pois quem confia na Palavra de Deus, sai “da escravidão para a posse da Terra Prometida” (cf. Texto-base – Mês da Bíblia 2022).
Fonte: CNBB