Hoje, a diaconia 26, Comunidade Santa Ana e São Joaquim, faz memória de seus padroeiros, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus Cristo! Ana, cujo nome em hebraico significa “graça”, foi a mãe de Maria e a avó de Jesus Cristo. Era esposa de Joaquim que equivale, em hebraico a “Javé prepara ou fortalece”.
Neste dia 26 de julho, celebra-se o Dia dos Avós, em honra de Santa Ana e de Santo Joaquim, os avós de Jesus. Santa Ana fazia parte da família do sacerdote Aarão e São Joaquim da família real de Davi. Apesar da esterilidade de Ana e da idade avançada de ambos, foram abençoados por Deus com o nascimento de Maria. Segundo o Proto-Evangelho de Tiago, São Joaquim teria ido ao deserto em penitência e em oração pedir a Deus por uma criança quando um anjo lhe surgiu e anunciou as boas novas. O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.
O culto a Santa Ana é muito antigo, tendo-se popularizado sobretudo na Idade Média. Em 1378 o Papa Urbano IV oficializou o seu culto e em 1584 estabeleceu-se o dia 26 de julho para a sua celebração. São Joaquim era celebrado noutra data, mas o Papa Paulo VI uniu a celebração de Santa Ana e de São Joaquim no dia 26 de julho.
VIVA À SANTA ANA! VIVA A SÃO JOAQUIM!