É com imensa alegria que a diaconia 18, Comunidade Santa Luzia, faz memória de sua padroeira.

Em 13 de dezembro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de Santa Luzia, a Santa protetora dos olhos. Luzia nasceu por volta do ano 290 d.C. em Siracusa, Sicília, na Itália, por volta do século III. A biografia da Santa narra que ela nasceu em uma família de origem rica, que a ensinou os valores cristãos.

O pai de Luzia, que talvez se chamasse Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, assim foi criada pela mãe, Eutíquia, da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus Cristo. Foi por intermédio da mãe que Luzia conheceu as histórias dos primeiros cristãos, o martírio deles por amor a Jesus e, assim crescendo, decidiu consagrar-se, unindo-se ao Cristo como uma esposa, com voto de viver integralmente a virgindade perpétua.

Entretanto, sua história conta que antes de traçar o caminho definitivo para a santidade, Santa Luzia passou por grandes provações e tribulações. Foi prometida em casamento a um jovem pagão, foi acusada injustamente por não querer se casar, insistiu em sua vocação religiosa, vendeu todos os seus bem para dar aos mais pobres, foi perseguida pelas autoridades de sua época, sendo condenada à morte por não negar a sua fé. Santa Luzia foi decapitada em 13 de dezembro do ano 303. Conta-se a história que antes da sentença final, teriam arrancado os seus olhos. Desde então, Santa Luzia foi reconhecida pela Igreja por seu testemunho de fé e entrega total aos planos de Deus, tendo defendido até os seus últimos dias, o amor e à fidelidade da sua vocação cristã.

SANTA LUZIA, ROGAI POR NÓS!

Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/conheca-a-biografia-de-santa-luzia-a-santa-protetora-dos-olhos/