A Comunidade Santa Marta, diaconia 20, está em festa, pois hoje é o dia em que a Igreja faz memória de sua padroeira!
Santa Marta aparece como figura evangélica feminina assaz simpática e realista. Duas coisas a caracterizam: a hospitalidade e o testemunho de fé na ressurreição dos mortos e na vida eterna.
Em três ocasiões é mencionada Marta no Evangelho em cenas inesquecíveis. O evangelista Lucas nos narra uma das visitas de Jesus à casa de Marta: “Estando em viagem”, diz o Evangelho, “entrou Jesus numa aldeia e certa mulher chamada Marta lhe deu hospedagem em sua casa”.
A segunda cena do Evangelho é relativa à morte de Lázaro. […] Disse Marta a Jesus: Senhor, se estivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, ainda agora, sei que tudo quanto pedires a Deus ele te concederá. Afirmou-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”! “Eu sei”, tornou-lhe a dizer Marta, “que ressuscitará na ressurreição do último dia”. Jesus lhe disse: “Eu sou a Ressurreição e a Vida; todo aquele que crê em mim, mesmo que esteja morto, viverá e todo o que vive e crê em mim, não morrerá jamais”.
Outro fato referente a Marta se deu a seis dias antes da Páscoa. […] Jesus foi a Betânia, onde estava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta estava servindo e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. […] Eis novamente Marta servindo aos hóspedes.
O aspecto da profissão de fé na ressurreição vem bem expresso na Antífona da Comunhão: Marta disse a Jesus: Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo, que vieste a este mundo. Marta foi a discípula de Cristo que fez com que o Senhor Jesus se revelasse como a Ressurreição e a Vida. Marta, mulher realista, de pés no chão, sempre disposta a acolher e a servir, uma dimensão importante da vida cristã e de toda a Igreja.
SANTA MARTA, ROGAI POR NÓS!
Fonte: https://pocketterco.com.br/santo/santa-marta