Com muito carinho, a diaconia 16, Comunidade São Francisco de Assis, faz memória de seu padroeiro, um dos homens mais admirados pela nossa amada Igreja.

Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. Filho de Pietro Bernadone e Pica Bourlemont, o jovem, cujo nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardoni, aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e esbanjando vaidade. No entanto, ao participar como soldado da guerra entre as cidades de Assis e Peruggia, ele foi capturado e, um ano depois, foi resgatado e ficou doente.

Ele ainda tentou regressar ao exército, mas teve um sonho que transformou a sua vida. No sonho, uma voz disse-lhe para “servir ao amor e ao Servo”. Foi então que Francisco de Assis abandonou toda a vida de riquezas e luxo para “desposar a Senhora Pobreza”, e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

A fim de meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo o primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal. Mais tarde, em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo.

Ele acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho, deveria abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo. Desta maneira, escreveu a primeira regra da Ordem Franciscana e conseguiu a aprovação oral do Papa Inocêncio III, em 1209, dando origem ao ramo hoje conhecido como Frades Franciscanos Conventuais. Igualmente, receberia a jovem Clara, que seria a responsável pelo ramo feminino dos franciscanos, sob o nome de Clarissas.

São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226 e foi sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis, na Itália.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS, ROGAI POR NÓS!

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-francisco-de-assis/