Hoje, com muita alegria, a diaconia 21, Comunidade São Vicente de Paulo, celebra a vida e a história de seu padroeiro.
Vicente de Paulo nasceu na cidade de Pouy, na França, a 24 de Abril de 1581. Filho de pobres camponeses, manifestou o desejo e gosto para o estudo. Entrou para o seminário e foi ordenado padre ainda muito novo, com apenas 19 anos de idade.
[…]Diante de uma série de fracassos, foi amadurecendo e, sobretudo a partir de 1612, lançou-se inteiramente no serviço aos pobres.
Em contato com os camponeses, conheceu o estado de abandono religioso e a miséria em que viviam as populações do campo. Percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que, para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los. […]
Para este fim, fundou a Congregação da Missão e a Companhia das Filhas da Caridade. De muitas maneiras e com criatividade, desenvolveu uma intensa ação caritativa e missionária, sempre contando com os padres e irmãos de sua Congregação, com as irmãs de Caridade e com muitos leigos generosos.
Entendia que o pobre é a imagem de Cristo desfigurado a quem devemos servir. E a Igreja deve estar ao seu serviço. Por isso, atuou na reforma da Igreja, sobretudo, na formação do clero e dos seminários.
Morreu em Paris, a 27 de Setembro de 1660. Foi beatificado a 13 de Agosto de 1729 e canonizado a 16 de Junho de 1737. A 2 de Maio de 1885, o Papa Leão XIII declarou S. Vicente de Paulo patrono de todas as obras de caridade que dele derivam ou nele se inspiraram.
SÃO VICENTE DE PAULO, ROGAI POR NÓS!