Comunidade Santa Inês – Diaconia 07

diaconia 07

Cada vez mais aumentava a multidão dos homens e mulheres que acreditavam no Senhor. (At 5,14)”

A Comunidade Santa Inês (Diaconia 07) foi outra comunidade que contou com a força feminina para se estruturar. Oficialmente ela surgiu em meados de 1984, quando a jovem Maria do Perpétuo Socorro Chaves da Silva, uma mulher responsável e disposta a servir, recebeu do pároco Padre Sabino a missão de procurar, motivar e envolver pessoas (moradores da área que abrangia o trecho da Rua Benjamin Constant, entre as ruas Sinval de Moura e Crisanto Jobim; o trecho da Sinval de Moura, entre as ruas Benjamin Constant e José Florêncio; o trecho da Nossa Senhora da Conceição, entre Cel. Conrado e José Florêncio; trecho da Cel. Conrado entre a Aristides Rocha e a Sinval de Moura e finalmente o trecho da Rua Adolfo Lacerda, entre a José Florêncio e a Cel. Conrado) para assumirem a evangelização, pois até então o povo daquele lugar participava nas diaconias próximas como a 05, 08, 09 e 10. Socorro então começou a realizar visitas aos moradores e convidou alguns para a missão. Sensibilizaram-se com o convite: Mair Olanda (Círculo Bíblico), Jersineide da Silva (Pastoral do Batismo), Margarida Pereira (Círculo Bíblico), Osvaldina Sobreira (Clube de Mães), Iracema Pereira da Silva (Ministério da Eucaristia), Izomar Baptista (Catequese de 1ª Eucaristia), Zuleide (responsável pelo BIP – Boletim Informativo Paroquial). Assim, formou-se a primeira equipe de evangelizadores da diaconia.

No ano de 1985 entraram para a equipe as jovens Maria Auxiliadora Martins Lima, Vanusa Monteiro dos Santos e Maria Alice Martins Menezes, todas para a Catequese de 1ª Eucaristia; o casal Celso Silveira e Socorro Silveira, ele para a Pastoral do Batismo e ela para a Pastoral do Dízimo. Anos depois algumas pessoas saíram, como foi o caso da senhora Osvaldina e Jersineide, do jovem Izomar, que ficaram participando da diaconia sem assumir trabalhos de evangelização, e do senhor Mair que se mudou com a família para outro estado. Aproximadamente em 1986 o senhor Francisco Marinheiro assumiu juntamente com sua esposa Dulce Maquiné o Grupo de Casais. Também ingressou na diaconia a senhora Maria das Neves Costa de Souza que assumiu a Pastoral do Batismo, a jovem Maria Adileila Martins de Lima para a Pastoral da Alfabetização e a jovem Gracilene Martins Menezes que fazia visita aos enfermos.

Uma figura importante na história da Diaconia 07 é a Senhora Iracema. Em sua casa funciona a Farmácia de Plantas Medicinais (remédios caseiros) e o Cursinho Pré Vestibular Alternativo de Petrópolis. Dona Iracema, como é conhecida, sempre esteve envolvida com os trabalhos da igreja, ela foi a pessoa que iniciou o trabalho da Pastoral da Saúde na paróquia, a pedido de Pe. Sabino.

No decorrer desses anos algumas mudanças ocorreram, como foi o caso da senhora Maria das Neves que deixou a Pastoral do Batismo para assumir o Círculo Bíblico; a jovem Gracilene foi para Alfabetização de Adultos, depois Catequese e em seguida para a coordenação do grupo de Jovens; Adileila deixou a Alfabetização de Adultos para a Pastoral da Criança. Em 1989 a coordenação passou para a jovem Maria Alice. Nesse ano entrou para a Pastoral do Batismo o senhor José Pio de Souza.

Em 1990 entraram para a equipe as jovens Silvana da Silva e Ivone Baptista, ambas para a Catequese, o jovem Ianderley Queiroz para a Pastoral do Batismo e Lenice Martins Menezes para a Catequese de 1ª Eucaristia.

No início da década de 90 outras mudanças ocorreram na equipe. Marinheiro retornou para a sua diaconia de origem, que era a de número 10. A equipe começou a auxiliar uma diaconia próxima (Diaconia 08), projeto criado por Padre Sabino e denominado de “Diaconia Irmã”, que tinha a finalidade de ajudar na reestruturação de algumas diaconias que estavam enfrentando dificuldades no trabalho pastoral.

Em 1992 entraram para a equipe a jovem Aline Costa de Souza e seu irmão Alysson Costa de Souza, filhos de Dona Neves. No ano seguinte (1993), a equipe perdeu dois membros, pois Lenice e D. Neves foram para a equipe de evangelizadores da Diaconia 08 para darem prosseguimento ao trabalho que havíamos iniciado através do projeto Diaconia Irmã. Também nesses primeiros anos da década de 90 entraram pessoas para o trabalho pastoral como, por exemplo, o Arivam Ribeiro Reis (conhecido como Vam) que assumiu a Catequese de Perseverança e depois o Grupo de Adolescentes e a jovem Irismar Santos que assumiu o Grupo de Jovens.

Em 1994 foi anexado ao território da Diaconia 07 o trecho da Crisanto Jobim, compreendido entre a Rua Benjamin Constant e a Cel. Conrado. No ano de 1995 entrou para a equipe o senhor Adauto de Souza que assumiu o Grupo Bíblico. Em 1999 o território foi novamente modificado, ficando da seguinte forma: saiu o trecho da Crisanto Jobim e o trecho da Cel. Conrado, compreendido entre as Ruas Adolfo Lacerda e Aristides Rocha e foram anexados os trechos da Rua Aristides Rocha, entre a Rua Benjamin Constant e Beco Boa Esperança. Em 1995 entraram na equipe a jovem senhora Viviane Santarém e jovem senhor Marco Antônio.

Nesse período ingressaram na equipe a Maria do Rosário Pereira e sua filha Karoline Pereira, e também o jovem Jean Jackson dos Santos que assumiu a Catequese Familiar.

Estiveram também por um tempo na diaconia, Fabíola Jaqueline e Antonio Nonato Lopes Ramos, ela trabalhando com o Grupo de Adolescentes e ele com o Grupo de Crisma.

No ano de 2005 a coordenação foi para a senhora Maria das Neves e em 2007 retornou novamente para Maria Alice.

Muita coisa mudou, perdemos algumas pessoas queridas como o senhor Ferreira, o senhor Odilon, o Emerson (carequinha, filho do Marinheiro), a Socorro Chaves. Foi difícil, mas Deus nos anima, dá-nos forças e cada vez mais aumenta a multidão dos homens e mulheres que acreditam no Senhor. Hoje, continuamos firmes com a seguinte equipe: Maria Alice (Coordenadora); Maria das Neves (Catequista de Crisma e Ministra da Eucaristia); Marco Antônio (Catequista de Crisma); Adauto Souza (Pastoral do Dízimo); Karoline, Ronaldo e Raemes (Catequese Familiar); Thaís (Pastoral do Adolescente); Maria Auxiliadora (Catequese da Pré-Catequese); Maria do Rosário (Ministra da Palavra e Pastoral do Grupo Vocacional); Maria Adileila (Pastoral da Criança); José Pio de Souza (Pastoral da Saúde e da Melhor Idade); Valdécio José da Silva (Grupo das Quartas-feiras –Catequese de adultos); Iracema Pereira da Silva (Ministra da Eucaristia).

Em 26 de fevereiro de 2012 tomaram posse na Diaconia 07, para um mandato de dois anos, os coordenadores Paulo Roberto Oliveira da Costa e Karoline de Nazaré Pereira.

Coordenações seguintes:

2014: Joana Ferreira da Silva e Karoline de Nazaré Pereira

2015-2016: Joana Ferreira da Silva