Posse do pároco Pe. José Alcimar de Souza Araújo na Paróquia São Pedro Apóstolo – 28.01.2024

 

Posse do pároco Pe. José Alcimar de Souza Araújo na Paróquia São Pedro Apóstolo – 27.04.2019

Nasceu no Lago do Calado, em Manacapuru, AM, no dia 25 de janeiro de 1963.

Foi ordenado em Manaus, no Ginásio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, no dia 26 de setembro de 2004, como presbítero diocesano.

Foi vigário na Área Missionária São Francisco, no Mutirão. Já atuou como pároco de apoio da Paróquia Coração Imaculado de Maria, no Morro da Liberdade. Foi pároco da Área Missionária São Lucas, na Cidade Nova. Também foi vigário da Paróquia de São Raimundo, no bairro de São Raimundo e pároco da Paróquia São João Batista, em Iranduba, AM.

Já fez parte da equipe formativa do Seminário São José. Foi Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus por 9 anos, assessor das Pastorais Sociais e coordenador do Setor Encontro das Águas/Setor Rio Negro.

Atualmente é o pároco na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Petrópolis, desde o dia 27 de abril de 2019.

É membro do Conselho Presbiteral e do Conselho de Consultores, orientador espiritual do Seminário São José e Diretor Vice-Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus. Na paróquia São Pedro Apóstolo, conta com o auxílio do diácono permanente, Manoel Ademar Vasques Mendes.

 

 

Posse do pároco Pe. Antonio Ramos de Souza na Paróquia São Pedro Apóstolo – 05.02.2017

Pe. Antonio Ramos de Sousa nasceu no dia 12 de maio de 1963 no Vilarejo de Boa Vista, município de Rio Tinto, estado da Paraíba.

Filho de Luiz Martins de Sousa e Luíza Sebastiana de Sousa é o caçula de 06 (seis) irmãos.

Aos 16 anos mudou-se para Fortaleza e levou uma vida simples nos estudos e trabalho, participando sempre das atividades da igreja.

Em 1994, à convite do amigo Dom Reinaldo Pünder, Bispo da Diocese de Coroatá, e acompanhado pelo Pe. Gotar Pünder partiu em missão para conhecer os trabalhos de evangelização realizados no interior.

A partir desse momento sentiu o chamado do senhor e entrou para o seminário Santo Antonio, em são Luiz do Maranhão, no ano de 1994.

Recebeu a ordenação Diaconal no dia 19 de dezembro de 1999, na Paróquia de Santa Terezinha e ordenação Presbiteral no dia 20 de maio de 2000 na Paróquia Santa Rita, Santa Filomena, ambas na cidade de Codó, Diocese de Coroatá, no Maranhão.

De 2000 a 2006 exerceu a Reitoria do Seminário Nossa Senhora da Piedade, em São Luiz do Maranhão, acompanhando a formação em Filosofia e Teologia dos candidatos à vida presbiteral.

Em 2007 foi enviado ao Centro de Formação do Movimento dos Focolares, em Recife. Acompanhando a formação de jovens à Vida religiosa consagrada leiga.

No ano seguinte, 2008, foi enviado em missão à Manaus e assumiu a Paróquia Cristo Libertador, na Compensa I.

Foi incardinado na Arquidiocese de Manaus em agosto de 2016.

No dia 05 de fevereiro de 2017, às 19h30min, foi empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Lema de Consagração: “Na vida consagrada tornei-me tudo para todos a fim de salvar alguns a todo custo”

 

Posse do pároco Pe. Hudson na Paróquia São Pedro Apóstolo – 17.06.2007

 

nosso pároco padre hudson

No mesmo dia em que Padre Sabino foi empossado na Catedral Metropolitana de Manaus, nosso pároco Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro recebeu as chaves da Igreja de São Pedro Apóstolo, sendo acolhido pelos fiéis de Petrópolis com muito entusiasmo. A celebração de posse aconteceu às 19h30min e foi presidida por Dom Luiz Soares Vieira.

Após ser empossado, Pe. Hudson fez questão de dar continuidade aos trabalhos de evangelização iniciados por Pe. Sabino, mas sugeriu algumas mudanças, principalmente em relação à liturgia das missas, que passaram a ser mais dinamizadas, havendo maior envolvimento e atuação dos Ministros da Palavra e da Eucaristia durante as celebrações. Para ter um contato maior com o povo, Pe. Hudson passou a recepcionar os fiéis na porta da Igreja e começou a celebrar a missa de terça-feira (antes realizada na Matriz Paroquial) nas capelas das comunidades. Dá-se início a um novo tempo.

O atual Pároco, Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, nasceu no dia 31 de agosto de 1973, em Parintins-AM. Filho Joaquim Córdulo Ribeiro Filho (in memorian) de Rosa de Souza Ribeiro. Com a família, ainda pequeno, mudou-se para a Manaus em busca de condições melhores de vida. Na Diaconia 10 fez sua primeira Eucaristia, Catequese de Perseverança e Crisma. Também nesta Diaconia participou do Grupo de Jovens JEBAM e foi Catequista de Primeira Eucaristia e Crisma Foi Coordenador da Diaconia 04.

Entrou para o Seminário Arquidiocesano S. José aos 18 anos. Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano (CENESCH, atual ITEPS). Enquanto seminarista atuou pastoralmente na Comunidade do Menino Jesus do Igarapé do 40 (Crespo), Área Missionária Santa Mônica (Manôa) e Santa Helena (Novo Israel). Ainda como Seminarista assumiu a Coordenação Paroquial das Paróquias Nossa Senhora das Graças (Colônia Antônio Aleixo) e Nossa Senhora Mãe dos Pobres (Puraquequara).

Ordenou-se Diácono no dia 14 de março de 1999 na Igreja Matriz Paroquial S. Pedro Apóstolo (bairro de Petrópolis-Manaus). Em 12 de outubro do mesmo ano, sob o lema “Fazei tudo o que Ele disser! (Jo 2,5)”, foi ordenado Padre no Ginásio de Esportes do Colégio Auxiliadora.

Foi Pároco da Paróquia N.Sra das Graças (Colônia Antonio Aleixo) de 1999 a 2004.
Revalidou seus estudos Filosóficos licenciando-se em Filosofia pela Universidade do Estado do Ceará (UECE);
Graduou-se em Psicologia no Centro Universitário do Norte (UNINORTE).
Especializou-se em Terapia Sistêmica Individual, Familiar e de Casal (Centro Padovano de Terapia Familiar, Pádua-Itália);
Especializou-se em Mediação Sistêmica: Centro Padovano de Terapia Familiar e Associação Internacional de Mediação Sistêmica (CPTF/AIMS, Pádua-Itália);

Fez seu Mestrado em Cooperação Internacional pela Universidade Cattolica del Sacro Cuore (Milão-Itália) – Diploma Revalidado pela UFAM em Educação.
Concluiu Doutorado pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) em Geografia Humana com o título de Doutor em Ciências defendendo Tese sobre Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

É pesquisador na área de saúde coletiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), membro do Grupo de Pesquisa em Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e professor de Psicologia.
Na Arquidiocese de Manaus exerce as seguintes funções: Pároco da Paróquia S. Pedro Apóstolo, Coordenador do Conselho Pastoral do Setor 5 (Zona Sul de Manaus); Coordenador do Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus – neste serviço, também atuando como psicólogo em clínica individual, casal e familiar e atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. É tutor e facilitador para a divulgação e ampliação do Curso de Extensão em Iniciação Teológica da PUC-Rio em Manaus.

Foi membro da Comissão Regional de Presbíteros da Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima)

No dia 01 de janeiro de 2017 despediu-se da Paróquia São Pedro Apóstolo para continuar sua missão na Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição.

No dia 05 de fevereiro de 2017 , às 7:30h foi empossado pároco da Catedral.
Atualmente reside com seus dois amigos Padres: Pe. José Carlos Sabino de Andrade e Pe. Orlando Gonçalves Barbosa.