historia-do-bairro-de-petropolis-manaus

 

1.1 Localização: O Bairro de Petrópolis (do latim petrus+polis), tendo como significado “cidade de pedra”, está localizado na zona centro-sul de Manaus e tem como limite os bairros de São Francisco, Raiz, Cachoeirinha, Japiim, São Sebastião e Aleixo. Atualmente conta com uma população estimada em 44.210 habitantes, segundo o censo de 2010, realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

1.2. Entradas no bairro: Rua Codajás – pelo bairro da Cachoeirinha; Cel. Ferreira de Araújo, entrada pelo bairro de São Francisco; João Paulo VI, entrada pelo bairro do Aleixo; e rua Paraguaçu, entrada pelo bairro do Japiim.

1.3. História do Bairro

A tradição oral vinda dos primeiros moradores do Bairro de Petrópolis, muitos deles ainda vivos, bem como a recuperação de algum material histórico nos ajudou a escrever estas primeiras linhas e a reconstruir a história deste pedaço tão querido de Manaus.

  • Data de criação: Historicamente o Bairro foi criado em 24 de setembro 1951, mas seus primeiros moradores chegaram por volta de 1945.

Proveniente do Ceará no ano de 1912, o Coronel Alexandre Montoril foi o personagem que se ocupou do povoamento do Bairro nos anos 50. Ao perceber que o relevo da área é constituído de terras altas e baixas com vasta vegetação de floresta, Alexandre Montoril resolveu chamá-la de Petrópolis, por ver semelhança com a já conhecida cidade serrana do Rio de Janeiro. A responsabilidade das terras era do Estado e de umas poucas famílias que praticamente se apossaram de grandes áreas no nascente Bairro.