“E todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casas. (At 5,42)”

Na Comunidade Santo Antônio (Diaconia 04) a missão de ensinar e pregar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas não foi diferente. Com a ajuda dos seminaristas da paróquia, iniciou-se um trabalho árduo de evangelização do povo de Deus, dentre os quais se pode destacar Miguel Cavalcante, Alcimar Araújo e Helton Vilaça, que faziam seus trabalhos de casa em casa, pregando a Boa Nova nas Diaconias. Entretanto, o seminário exige uma participação, ora junto à comunidade, ora em regime fechado e os trabalhos teriam de ficar sob a responsabilidade dos próprios comunitários.

História

Nesta época existia apenas o trabalho das visitadoras do Dízimo, da qual participavam a Senhora Júlia Trindade, juntamente com sua irmã Eudócia da Silva. Depois de algum tempo, Eudócia saiu da comunidade e assumiram a Pastoral do Dízimo as senhoras Martina Batista e Antônia Glória. Por motivo de saúde Dona Antônia não pode mais atuar nessa pastoral, pedindo afastamento.

Do trabalho desenvolvido pelo Padre Sabino surgiram os primeiros grupos de evangelização na Diaconia 04 e, destes grupos, saíram os coordenadores da Diaconia. Lembramos em ordem cronológica os nomes dos Coordenadores das Diaconias: Eliete Marques da Silva, Knison de Souza Ribeiro, Joaquim Hudson de Souza Ribeiro e Maria Marcelina Alves do Amaral.

A força desta união fez nascer a idéia da construção de uma capela. Para isto se concretizar, os esforços foram focados na compra de um terreno. As equipes de evangelizadores junto com a comunidade se reuniram e promoveram vários eventos para comprar o terreno e construir a tão sonhada capela. Vale ressaltar que o atual pároco da Igreja São Pedro, Padre Hudson, foi também membro e coordenador da Diaconia 04 e grande responsável pela mobilização para a compra do terreno onde, hoje, se encontra a capela de Santo Antônio. Assim, quando o Hudson teve de ausentar-se por causa do Seminário, o Padre Sabino indicou a coordenação para Maria Marcelina que abraçou a missão e permanece levando em frente o projeto de Deus com todas as alegrias e dificuldades que lhe são próprias.

É verdade que a Diaconia 04 teve muitos atropelos, trocas constantes de coordenadores, mudança de pessoas para outros bairros, mas tudo isto está incluso no serviço à comunidade. Muito material humano foi disponibilizado. Várias pessoas fizeram parte como agentes pastorais e foram grandes colaboradores para a evangelização da comunidade, entre elas podemos citar: Nazaré Peixoto (Catequista), Douglas Fonseca de Lima (Catequista), Joicy César Uchoa (Catequista e Agente da Pastoral do Dízimo), Dona Eliete Fernandes de Melo (Pastoral da Saúde), Georgina Alves Abreu (Catequista). Foram muitos altos e baixos, mas a perseverança é uma virtude a ser trabalhada constantemente em nossas vidas.

Em 2004 foram realizadas as Santas Missões Populares, e isso trouxe mais ânimo para a comunidade, despertando em algumas pessoas a vontade de trabalhar pelo Reino de Deus, pois ao final das Santas Missões novos agentes se incorporaram a Equipe de Agentes de Pastoral e mais pessoas hoje estão sendo evangelizadas.

Em 2009 a Diaconia 04 contava com os seguintes agentes no serviço pastoral: Jaqueline da Silva e Inez Maria Cavalcante (Pré-Catequese), Dorvalina Fonseca de Lima (Catequese Familiar), David Silva dos Reis e Jossianne Alves Amaral (Pré-Adolescentes), Martina Batista, Eliane Viana e Mª Lindoina Uchôa Brito (Pastoral do Dízimo), Consuelo Cesar Uchôa e Nilza Fonseca Alves (Pastoral da Saúde e da Melhor Idade), Francisca Trindade (Pastoral da Saúde, Melhor Idade e Pastoral da Crisma) e Ana Cristina Cavalcante (Liturgia e Pastoral da Crisma). São 13 Agentes de Pastoral na Equipe de Serviço, contamos com alguns colaboradores e com os demais membros da nossa comunidade.

A Diaconia 04, Comunidade Santo Antônio, agradece a Deus as bênçãos alcançadas ao longo desta caminhada e espera contar com mais multiplicadores do Reino de Deus advindos desta comunidade.

Em 26 de fevereiro de 2012 tomaram posse, para um mandato de dois anos, os coordenadores Ana Cristina Cavalcante Soares e Wemerson de Souza Ribeiro.

Coordenações seguintes:

2014: Evani Rodrigues de Souza e Jarina Figueiredo Ramos

2015: Evani Rodrigues de Souza

2016: Jossianne Alves Amaral

2017: Eva Rodrigues de Souza

2022: Jarina Figueiredo Ramos

2024: Jarina Figueiredo Ramos