Diaconia 09 - são marcos

Pois ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. (At. 11,24)”

As primeiras atividades pastorais da Diaconia 09, Comunidade São Marcos, começaram pelos encontros das Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s), cartilhas que eram estudadas pelos grupos de jovens e os círculos bíblicos. Nessa época havia o Grupo de Jovens MJC – Movimento de Jovens em Cristo, coordenado pelo Miguel Cavalcante e um Circulo Bíblico coordenado pelo senhor José Auzier e Nazaré Duarte Auzier, orientados pelo Pe. Albano.

Ao longo desses vinte e nove (29) anos de existência, a Diaconia 09 já teve cinco coordenadores de diaconia, começando pelo senhor Francisco Bezerra, seguido por José Auzier, Socorro Martins, João Catão e Eunice Silva dos Santos, atual coordenadora da Diaconia 09.

Atualmente funcionam oito (08) pastorais na comunidade: Catequese Familiar, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Melhor Idade, Grupo Ser Igreja no novo milênio, Pastoral Vocacional, Pastoral da Criança e Pré-Catequese. A Diaconia tem algumas pastorais que ainda funcionam e outras que não existem mais, tais como: Pastoral do Batismo, Grupo de Jovens, Pastoral das Exéquias e Pastoral da Perseverança, por falta de novos agentes pastorais. Também foram inúmeros agentes pastorais que passaram pela Diaconia e deram sua contribuição para a evangelização, como foi o caso de Raimundo Neidelande, Jander Martins de oliveira, Socorro Martins e a querida Socorro Chaves (falecida), excelente agente pastoral que também foi assessora do Grupo Bíblico.

Durante esse tempo de existência a diaconia já teve várias atividades que foram motivo de muita alegria na vida de evangelização da comunidade, como por exemplo, as “Santas Missões” de 1984 que aconteceram no terreno da Empresa de Transportes – OGT (o terreno era como uma sede da Diaconia), onde ocorreram vários batizados e crisma de adultos e casamentos em uma celebração campal com a ajuda de vários agentes pastorais que hoje já não fazem mais parte da ação ativa da comunidade, uns porque morreram e outros porque mudaram de bairro ou diaconia. O segundo grande momento de evangelização de massa – Santas Missões – deu-se em 1994 na qual foram designados vários padres para dar apoio aos agentes pastorais nas diaconias, que funcionavam como núcleo de evangelização. Para a Diaconia 09 vieram os Padres José (Igreja dos Remédios) e João para acompanhar os agentes pastorais nas visitas domiciliares e celebrações. As atividades foram encerradas com uma missa campal seguida de casamentos, batizados, crismas e outras atividades. Nessa época havia vinte e seis agentes pastorais que dedicavam parte de seu tempo ao serviço para o reino de Deus.

Em 2004 aconteceram as “Missões Populares” que foram desenvolvidas de forma centralizada na Diaconia 14, contando com o acompanhamento do Padre Afonso, junto com outras diaconias onde houve varias atividades celebrativas e encontros de evangelização com missa campal no encerramento.

No ano de 1997 os agentes pastorais da diaconia fizeram estudo de espiritualidade para fortalecerem-se do Espírito Santo e aprofundar-se nos ensinamentos da Igreja.

Em 2009 faziam parte da Diaconia 09: Eunice Santos (Coordenadora da Comunidade, Agente Pastoral do Dízimo e Ministra da Eucaristia), Socorro Neves e José Auzier (Pastoral da Saúde), Milton Santos (Pastoral do Dízimo), Maria Nazaré Catão (Melhor Idade), Alberto Catão (Apoio), D’Jacy Martins e Gracilete Auzier (Pré Catequese), Maria das Graças Martins e Luiz Catão (Pastoral da Criança).

Em 26 de fevereiro de 2012 tomaram posse, para um mandato de dois anos, os coordenadores Milton Ferreira dos Santos e Djacy Martins de Araujo.

Coordenações seguintes:

2014: Rosimeire Cardoso Ramos e Djacy Martins de Araújo

2015: Rosimeire Cardoso Ramos

2016: João Bosco Catão