Evangelho do dia: Mt 8, 28-34.

“Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” – Mt 8, 29.

Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”. Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

REFLEXÃO

“Também nós somos tentados, também nós somos objeto do ataque do demônio, porque o espírito do Mal não quer a nossa santidade, não quer o testemunho cristão, não quer que sejamos discípulos de Jesus. Como o espírito do Mal para nos afastar do caminho de Jesus com a sua tentação? A tentação do demônio tem três características e devemos conhecê-las para não cair nas armadilhas. Como o demônio faz para nos desviar do caminho de Jesus? A tentação começa levemente, mas cresce: cresce sempre. Em segundo lugar, contagia outro, transmite-se para outro, procura ser comunitária. E, por fim, para tranquilizar a alma, justifica-se. Cresce, contagia e justifica-se”.

“Todos somos tentados, porque a lei da vida espiritual, nossa vida cristã, é uma luta. Porque o príncipe deste mundo – o demônio – não quer a nossa santidade, não quer que sigamos Cristo. Alguns de vocês, talvez, eu não sei, podem dizer: “Mas, padre, como o senhor é antigo: falar sobre o diabo no século XXI! Mas, vejam, o demônio existe! O demônio existe mesmo no século XXI! E não devemos ser ingênuos, não é? Devemos aprender do Evangelho como lutar contra ele”. (Homilia Casa Santa Marta, 11 de abril de 2014).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/07/05.html