Evangelho do dia: Mt 5, 1-12.

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” – Mt 5, 12.

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

REFLEXÃO

As Bem-aventuranças contêm a “carteira de identidade” do cristão — esta é a nossa carteira de identidade — porque delineiam o rosto do próprio Jesus, o seu estilo de vida. […] Jesus começa a ensinar uma nova lei: ser pobre, ser manso, ser misericordioso… Estes “novos mandamentos” são muito mais que normas. De fato, Jesus nada impõe, mas revela o caminho da felicidade — o seu caminho — repetindo a palavra “felizes” oito vezes. […] Mas o que significa a palavra “feliz”? Por que começa cada uma das oito Bem-aventuranças com a palavra “feliz”? O termo original não indica alguém que tem a barriga cheia ou está bem na vida, mas é uma pessoa que está em condição de graça, que progride na graça de Deus e no caminho de Deus: a paciência, a pobreza, o serviço aos outros, a consolação… Quantos progridem nestes aspetos são felizes e serão bem-aventurados. […] As Bem-aventuranças conduzem-nos à alegria, sempre; são o caminho para alcançar a alegria. (Audiência Geral de 29 de janeiro de 2020).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/06/12.html