Evangelho do dia: Jo 16, 5–11.

“Agora, parto para aquele que me enviou.” – Jo 16, 5.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

REFLEXÃO

Paráclito: a palavra paráclito significa “aquele que está ao meu lado para me apoiar” para que eu não caia, para que vá em frente, a fim de conservar esta juventude do Espírito. O cristão é sempre jovem: sempre. E quando o coração do cristão começa a envelhecer, começa a diminuir a sua vocação de cristão. Ou és jovem de coração, de alma ou não és plenamente cristão. […] Esta é a juventude. Uma juventude que te faz ver sempre a esperança. Isso, avante! Mas para obter a juventude é preciso um diálogo diário com o Espírito Santo, que está sempre ao nosso lado. É o grande dom que Jesus nos deixou: este apoio, que te faz ir em frente. […] Peçamos ao Senhor para não perder esta renovada juventude, para não sermos cristãos reformados que não sentem a alegria e não se deixam levar avante… O cristão nunca vai para a reforma; o cristão vive porque é jovem, quando é cristão verdadeiro. (Homilia na Casa Santa Marta, 28 de maio de 2019).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/05/16.html