Evangelho do dia: Mt 13,10-17.

“Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.” – Mt 13, 10-11.

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.

Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

REFLEXÃO

A Bíblia diz que Moisés falava com o Senhor face a face, como a um amigo. É assim que a oração deve ser: livre, insistente, com argumentos. E também repreendendo um pouco o Senhor: “Mas você me prometeu isso, e não fez…”, assim, como se fala com um amigo. Abrir o coração para essa oração. Moisés desceu da montanha revigorado: “Conheci melhor o Senhor”, e com a força que a oração lhe deu, ele retomou seu trabalho de conduzir o povo à Terra Prometida. Pois a oração revigora: ela revigora. Que o Senhor nos dê toda a graça, pois rezar é uma graça. A oração muda nosso coração. Ela nos faz entender melhor como é o nosso Deus. Mas, para isso, é importante falar com o Senhor, não com palavras vazias – Jesus diz: “Como fazem os pagãos”. Não, não: falar com a realidade: ‘Mas veja, Senhor, que eu tenho esse problema, na família, com meu filho, com esse, com aquele outro… O que se pode fazer? Mas veja que o Senhor não pode me deixar assim! Isso é oração! Essa oração leva muito tempo? Sim, leva tempo. (Homilia na Casa Santa Marta, 3 de abril de 2014).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/07/27.html