Evangelho do dia: Lc 5,17-26.

“Eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa.” – Lc 5,24

Um dia Jesus estava ensinando. E à sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados – disse ao paralítico – eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa’ “. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

REFLEXÃO

Jesus olha para o paralítico e diz: “Teus pecados estão perdoados”. A cura física é uma dádiva, a saúde física é uma dádiva que devemos conservar. Mas o Senhor nos ensina que a saúde do coração, a saúde espiritual, também deve ser protegida. Há uma palavra de Jesus aqui que talvez nos ajude: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Será que estamos acostumados a pensar nesse remédio do perdão de nossos pecados, de nossos erros? Nós nos perguntamos: “Será que tenho de pedir perdão a Deus por alguma coisa?”. “Sim, sim, em geral, todos nós somos pecadores”, e assim isso se dilui e perde sua força, essa força de profecia que Jesus tem quando vai ao essencial. E hoje Jesus diz para cada um de nós: “Eu quero perdoar os teus pecados”. É uma coisa simples que Jesus nos ensina quando vai ao essencial. O essencial é a saúde, toda: do corpo e da alma. Cuidemos bem da saúde do corpo, mas também da saúde da alma. E vamos àquele Médico que pode nos curar, que pode perdoar pecados. Jesus veio para isso, deu sua vida para isso. (Homilia na Casa Santa Marta, 17 de janeiro de 2020).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/12/11.html