Evangelho do dia: Mt 5, 17-19.

“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.” – Mt 5, 17.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.

Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

REFLEXÃO

Hoje o tema é a atitude de Jesus em relação à Lei Judaica. Afirma: «Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar pleno cumprimento” (Mt 5,17). Jesus, portanto, não quer cancelar os mandamentos que o Senhor deu por meio de Moisés, mas quer levá-los à sua plenitude. E logo a seguir acrescenta que este “cumprimento” da Lei exige uma justiça superior, uma observância mais autêntica. (…) Jesus não dá importância apenas à observância disciplinar e à conduta externa. Ele vai à raiz da Lei, centrando-se sobretudo na intenção e, portanto, no coração humano, de onde se originam as nossas boas ou más ações.

Para obter um comportamento bom e honesto não bastam as normas jurídicas, mas são necessárias motivações profundas, expressão de uma sabedoria oculta, a Sabedoria de Deus, que pode ser acolhida graças ao Espírito Santo. E nós, pela fé em Cristo, podemos abrir-nos à ação do Espírito, que nos torna capazes de viver o amor divino. (ANGELUS, 16 de fevereiro de 2014).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/03/15.html