Evangelho do dia: Jo 8, 21-30.

“Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. ” – Jo 8, 28.

Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: “Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.

Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

REFLEXÃO

Deus disse a Moisés: “Quem olhar para a serpente será curado”; Jesus diz aos seus inimigos: “Quando tiverdes levantado o filho do homem, então sabereis.” Quem não olhar para a cruz, assim, com fé, morrerá em seus próprios pecados, não receberá essa salvação. […] Podemos pensar: como eu carrego a cruz? Como um lembrete? Quando faço o sinal da cruz, estou consciente do que estou fazendo? Como carrego a cruz? Apenas como símbolo de pertença a um grupo religioso? […] Aprendi a carregá-la nas costas, onde dói? Que cada um de nós olhe hoje para o Crucifixo, olhe para este Deus que se fez pecado para que não morramos em nossos pecados. (Homilia da Santa Marta, 4 de abril de 2017).

Fonte:https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/03/28.html