CONVERSÃO DE SÃO PAULO

Hoje, a diaconia 13, Comunidade São Paulo Apóstolo, celebra a vocação de seu padroeiro, que teve origem numa grande experiência do Cristo Senhor Ressuscitado, no caminho de Damasco.

São Paulo é um dos 4 santos que têm na Igreja uma segunda festa ou comemoração. Assim, como os Apóstolos foram impelidos para o anúncio após a experiência de Cristo Jesus durante sua vida pública, mas, sobretudo, após a Ressurreição, também Paulo é chamado e impelido a anunciar o seu Senhor a partir do seu encontro com Ele no caminho de Damasco,[…].

A Festa da Conversão de São Paulo, […], comemora seu papel no mistério de Cristo e da Igreja. Ele é chamado para anunciar o Evangelho de Cristo no mundo inteiro. Para tanto, foi necessário que ele passasse por um profundo processo de conversão, que fizesse uma experiência do sagrado, de Cristo morto e ressuscitado, foi necessário que aderisse totalmente a Cristo. […]

Paulo foi eleito ou escolhido por Deus para ser um vaso de eleição para levar o nome de Jesus à presença dos gentios, dos reis e dos filhos de Israel; foi chamado para anunciar o Evangelho aos pagãos como Pedro, aos filhos de Israel.

A expressão litúrgica da festa é muito rica. Realça antes de tudo a fé de Paulo: Vivo da fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Em seguida, a Igreja contempla o apóstolo Paulo como apóstolo e doutor de todas as gentes. Que a partir do exemplo da conversão de Paulo os fiéis possam ser no mundo testemunhas do Evangelho. Sobressai ainda o ardor da caridade que inflamava o apóstolo São Paulo em sua solicitude por todas as Igrejas. Temos ainda aquele que, com perseverança, corre em busca do prêmio. Paulo confessa com humildade: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles!

SÃO PAULO, ROGAI POR NÓS!

Fonte: https://pocketterco.com.br/santo/conversao-de-sao-paulo