Foram 40 dias de “deserto”, período de penitência, jejum e caridade, até chegarmos a Semana Santa, em que celebramos as dores, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Durante essa semana pudemos recordar e contemplar a trajetória do amor de Cristo em seus últimos momentos na terra. Na quinta-feira (06/04), celebramos a instituição da eucaristia, quando Jesus se entrega em corpo e sangue a todos nós, lava os pés dos apóstolos e os exorta a fazer o mesmo, mostrando que mesmo sendo o mestre, veio para servir.
Na sexta-feira (07/04), fomos convidados a acompanhar o trajeto de Jesus até a cruz. Os fiéis percorreram as ruas do bairro de Petrópolis com o objetivo de fazer memória daquele que se entregou por amor a todos nós. Ainda com o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Fome”, que teve por lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), os nossos jovens da PJ, Crisma e da Pastoral de Adolescentes encenaram, com suas diaconias, a realidade do povo brasileiro, que sofre com a fome e que, por vezes, conta somente com o atendimento das instituições religiosas, como a Cáritas, que chega onde o poder público se omite.
No sábado (08/04), dia do “grande silêncio”, somos convidados a esperançar. A belíssima Vigília Pascal, mãe de todas as celebrações, nos fez e faz refletir a alegria da ressurreição. Assim como as mulheres, em Jerusalém, somos convidados(as) a anunciar o sepulcro vazio.
E Ele ressuscitou, venceu a morte! No domingo, primeiro dia da semana, o sepulcro está vazio, os lençóis estão dobrados. Somos convidados a buscar as coisas do alto, pois fomos ressuscitados com Jesus Cristo, Ele nos deu a vida com a sua morte. No dia da Páscoa, da passagem da morte para a vida, fomos novamente às ruas do bairro para fazer a trajetória da Via Lucis (caminho da Luz), em que nossos jovens rememoraram as aparições de Jesus Cristo Ressuscitado até o dia do Pentecostes.

Thays Cavalcante (Assessora da Pastoral da Juventude)