Encontro de formação do conselho paroquial

Nesse último final de semana, dias 24 e 25/08/2019, os membros do Conselho Paroquial, formado pelos líderes da Paróquia São Pedro Apóstolo, coordenadores de diaconias e Assessores Pastorais, estiveram reunidos sob a coordenação do Pároco, Padre José Alcimar, para um Encontro de Formação na Casa de Retiro Monsenhor Giordano, no Bairro Zumbi dos Palmares.

O Encontro teve como objetivo, proporcionar uma reflexão e partilha da vivência pastoral, e um momento de oração e integração entre os participantes. No final da tarde de sábado, houve a celebração da Santa Missa e depois um estudo e reflexão, em grupo, da Palavra de Deus, extraída de Rm. 12. A parte da noite encerrou com um jantar partilhado através de um momento de integração.

A manhã de domingo iniciou com uma oração na capela e depois um momento de partilha do café.  Antes de iniciar o estudo da parte da manhã, Padre Alcimar fez uma dinâmica de relaxamento vivencial com os participantes, depois, dirigiu uma exposição dialógica e muito rica do documento 109 – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

O estudo do Documento teve como principais pilares: O Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo; Olhar de Discípulos Missionários; A Igreja nas Casas e a Igreja em Missão. No decorrer do estudo, o Padre interagiu com as lideranças sobre as principais propostas para a evangelização no tocante às comunidades eclesiais missionárias, as perspectivas pessoal, comunitária, social e ambiental da evangelização no contexto dos desafios da cultura urbana cada vez mais abrangente.

Assim, foram apresentados testemunhos, os anseios e dificuldades das diaconias, a necessidade de união, respeito ao próximo e às diferenças, embasados na reflexão feita na noite anterior, na leitura de Romanos, que nos ensina que cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros, cada um com seus diferentes dons, o de servir, de ensinar, animar, contribuir generosamente, exercer liderança, que devem ser utilizados para o crescimento da Igreja e para fortalecer a comunhão entre os irmãos.

Na última parte da atividade, houve a partilha de um delicioso almoço, que após um momento de descanso, se fez uma pequena avaliação do Encontro, em seguida o encerramento com a oração final.

Veja as fotos do retiro na nossa galeria de fotos: Acesse aqui