Muito se fala sobre o grande evento que acontecerá no Vaticano do dia 6 a 27 de outubro de 2019. Mas o que é o Sínodo para a Amazônia?

Sínodo dos Bispos é o Órgão Permanente da Estrutura da Igreja Católica, que foi Instituído pelo Papa Paulo VI durante o Concílio Vaticano II. Entretanto o termo “Sínodo” também se refere às reuniões desse Órgão. O nome Oficial do “Sínodo para a Amazônia” é “Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica” e ela se caracteriza, como já dito no próprio nome, por  uma Assembleia Especial. Esse tipo de Assembleia “[…] se detém sobre a missão da Igreja em uma área geográfica específica”, neste caso a Amazônia, sendo esta a 11ª reunião desta categoria [1].

A Assembleia foi convocada pelo Papa Francisco em 15 de outubro de 2017 [1]. Dela participarão, além dos Bispos e do Papa, representantes dos povos, que tomarão como partida para discussão o Instrumentum Laboris (Instrumento de trabalho), publicado em Junho, tentando achar soluções para os problemas ali discutidos [2]. De acordo com o Papa Francisco “O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do povo de Deus, especialmente os indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta Amazônica, pulmão de capital importância para o nosso planeta” [2].

A Região Amazônica, diferente do que muitos acreditam, não se refere apenas à população do estado do Amazonas, cujo número populacional é 2 milhões de habitantes. A Amazônia é uma vasta região florestal que compõe 9 países, dentre eles o Brasil, e tem uma população total de pouco mais de 30 milhões de habitantes [1].

A Logo do Sínodo foi criada pelo artista brasileiro Aurélio Freud e traz como base uma folha, representando a biodiversidade da Amazônia. O desenho possui detalhes de uma cesta indígena, além de trazer as cores de todos os países da região Pan-Amazônica. Adicionado a isto temos o seu formato que lembra uma chama, representando “o Espírito agindo neste momento da história na Igreja e na Amazônia”. O centro do desenho representa um rio com seus afluentes e bacias “símbolo também do caminho, motivação do tema do Sínodo, e que passa pela cruz, nossa identidade de Igreja e de cristãos” [3].

O Sínodo é importante, pois trata de assuntos relacionados ao bem-estar e cuidados com a nossa Casa Comum. Não perca as próximas notícias sobre esse grande Evento que acontecerá mês que vem!

 

Fonte imagem: A12 Redação

Fontes:

[1] Gazeta do Povo

[2] Vídeo SÍNODO PARA A AMAZÔNIA, título: SÍNODO PARA A AMAZÔNIA, publicado em 14 de set de 2019, visitado em 17 de setembro de 2019.

[3] REPAM