Em meio ao cenário de pandemia e dada a necessidade de distanciamento social, a Pastoral da Juventude da Paróquia São Pedro Apóstolo em Manaus esteve buscando meios de promover momentos de oração para seus jovens utilizando as mídias sociais e a Internet, que está ao alcance da maioria de nossos jovens. Ainda em março, chegamos a realizar algumas lives no Instagram, aos sábados e às 18h. Contudo, havia a limitação de termos no máximo 2 pessoas por vez e os demais jovens poderiam apenas assistir e interagir com comentários digitados. Entre abril e maio, descobrimos que a plataforma Google Meet passou a possibilitar um grande número de pessoas nas reuniões criadas, o que permitiu uma interatividade muito maior nos encontros, uma vez que todos participantes poderiam falar, poderiam se ver e também poderíamos passar vídeos e criar slides para que todos acompanhassem os encontros.

Neste formato já realizamos mais de 5 encontros na plataforma, sempre aos sábados e às 18h e já tivemos uma quantidade expressiva de jovens, não só de São Pedro, mas de outras paróquias, que passaram por nossos momentos de oração.

Nesses encontros virtuais realizamos o Ofício Divino da Juventude e o seu momento central e mais rico é a leitura bíblica e sua partilha, na qual todos podem expressar o que sentiram e entenderam da leitura, momento este de reflexões belíssimas. Nos encontros há música também, tocadas com violão e cantadas.
No último dia 20/06 realizamos uma das novenas de São Pedro em Família e tivemos a participação de 5 mães de nossos jovens. Elas também partilharam e participaram ativamente durante a novena e tivemos um dos encontros mais bonitos até agora.

Durante esse período também reforçamos a atividade de nossas mídias sociais (a saber: PJ São Pedro Apóstolo no Facebook, no Instagram e agora também no TikTok).
Tudo isso que realizamos é uma forma de nos mantermos motivados e firmes na fé, nos fortalecendo e nos alimentando da Palavra de Deus, buscando de maneira criativa e em conformidade com as medidas de isolamento social, continuar nossa missão de Evangelização da Juventude. Que Deus abençoe nossa juventude.
São Pedro Apóstolo, rogai por nós!

Ricardo Bennesby (Assessor da Pastoral da Juventude)