No domingo, 19 de Março de 2023, no colégio Auxiliadora, aconteceu o retiro espiritual para agentes de pastoral da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Com o tema: Vocação, Graça e Missão. “Corações Ardentes, Pés a Caminho” (CF. LC, 24,32-33), o retiro foi conduzido pela Irmã Rosana. Todos estavam motivados e cheios de boas expectativas.

No início houve acolhida aos agentes, seguida de uma encenação dos “Discípulos de Emaús”, que foi realizada pela PJ, e deu início às reflexões do encontro pela palestrante, que com muita sabedoria e clareza abordou o tema Vocação e estado de Vida Matrimonial, Sacerdotal, Religiosa e Leiga.

Em seguida, foram dados três depoimentos ou testemunhos, sendo um profissional, um casal e um leigo. Ficou a certeza de que “somos chamados a testemunhar e servir na igreja e no mundo”, pois Vocação é graça, e a nossa missão é anunciar o evangelho, defender a vida ameaçada, curar feridas, denunciar as injustiças, expulsar os demônios e, principalmente, continuar no mundo a missão de Jesus.

As 12:00 horas aconteceu o almoço partilhado com a sugestão de um gesto concreto: que cada comunidade preparasse um prato para ser doado, com isso, foram doadas 100 marmitas às pessoas em situação de rua.
A tarde os grupos de Diaconias se reuniram para responder dois questionamentos e em seguida todos participaram, na capela, de adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração da Santa missa, presidida por Padre Alcimar, encerrou esse retiro maravilhoso, que deixou a certeza de que o Espírito Santo desceu sobre nós, fazendo arder nosso coração em busca de uma proximidade cada vez maior com o próximo e com Deus.

CF 2023
Lc 24, 32-33
Lc 24, 13-35
Ecl, 2
Mc 3, 13-19
Lc, 24, 33-35
Irmãspaulinas.org
Papa Francisco.

Albertina Peixoto ( coordenadora da diaconia 01 “Comunidade Sta. Tereza de Ávila”