SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA!

E hoje, com muita alegria, a Comunidade Santo Antônio de Pádua, diaconia 4, faz memória de seu santo padroeiro!

Santo Antônio nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Com 15 anos, entrou para a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote, com 24 anos de idade, encaminhado à carreira de filósofo e teólogo. Mas, ao conhecer a família dos franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, o santo decidiu-se por seguir os passos de Francisco e deixou a ordem de Agostinho.

Escolheu ser chamado de Antônio em veneração à Santo Antão. Logo que entrou na Ordem Franciscana foi enviado para Marrocos, ali Antônio ficou tão doente, que teve de voltar. Providencialmente, foi ao encontro do “Pobre de Assis”, lhe sendo autorizado ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Ele atraía grandes multidões com as suas pregações, passava diversas horas no confessionário e reservava, para si, momentos de retiro em solidão.

Ao redor do mundo, ele é considerado padroeiro de muitas profissões e coisas: pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores, idosos… Só que aqui no Brasil, sua fama mesmo é relacionada aos casamentos.

Existem diversas versões para a origem dessa devoção, portanto não se sabe ao certo qual relato é diretamente associado à fama de “casamenteiro” de Santo Antônio. Mas o que se sabe é que a imagem do Santo e a “realização” dos desejos sobre casórios sempre está relacionada com a fé.

VIVA A SANTO ANTÔNIO!