A Comunidade São Francisco de Assis, diaconia 16, amanheceu em festa, pois hoje, celebra a memória de seu padroeiro e um dos santos mais venerados e influentes de nossa amada Igreja.

Filho de um comerciante e nascido no seio da burguesia de Assis, o santo recebeu o nome de Giovanni em referência a São João Batista. De jovem indisciplinado, rico e vaidoso, São Francisco de Assis passou a pobre, humilde, missionário, santo e exemplo inspirador de milhões. A história de São Francisco de Assis diz-nos que o santo partiu para a guerra como cavaleiro, com o desejo de ser herói, mas foi capturado e adoeceu.

Incentivado por uma visão, Francisco voltou à terra natal e teria sido tocado pela presença divina no seu regresso, rompendo com a vida antiga e preocupando-se com os necessitados. O santo ofereceu o seu manto a um leproso e retirou-se para meditar numa pequena capela de São Damião. Seguindo outra visão, ouviu que lhe pediam para que reconstruisse a igreja que estava em ruínas. Por isso, vendeu alguns bens do pai para reconstruí-la e assim foi acusado de dissipador de fortuna. Francisco despiu as suas roupas e as colocou aos pés do pai, renunciando à sua herança e partindo nu para uma vida de pobreza da qual nunca mais voltou.

Fundou a Fraternidade dos Irmãos Menores e inspirou Santa Clara, surgindo dela a Ordem das Clarissas.

São Francisco é o padroeiro dos animais e do meio ambiente, neste dia também se celebra o Dia Mundial do Animal e o Dia do Médico Veterinário. O santo pregava também aos animais e defendia a inclusão dos animais na celebração da missa, olhando para todos os seres vivos como elementos da Criação serventes a Deus.

VIVA A SÃO FRANCISCO DE ASSIS!