Desde o dia 19 de dezembro de 2019, quando os professores e funcionários da E.E. Tiradentes receberam o informe da SEDUC sobre a transformação da escola em Anexo do Colégio Militar da Polícia Militar, pairava muitas dúvidas sobre os destinos da escola e de seus alunos. Já no dia seguinte houve mobilização de professores, pais, alunos, lideranças do bairro e da nossa Igreja São Pedro Apóstolo para a permanência do Tiradentes público e gratuito para os moradores de Petrópolis e adjacências.

Após uma série de manifestações na frente da escola, idas ao Ministério Público Estadual (Ponta Negra), Tribunal de Justiça (Aleixo), Centro Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Juizado da Infância e Juventude (São Francisco) e diversas entrevistas, matérias e reportagens nas mídias diversas, uma primeira reunião com quase 200 participantes e uma carta aberta de Dom Sergio Castriani ao governador Wilson Lima, recebemos no dia 15 (quarta-feira) a decisão da Juíza Rebeca Mendonça (Infância e Juventude) favorável à permanência do Tiradentes como escola pública, e não militar. Ainda nesse mesmo dia circulou na imprensa um áudio do governador determinando ao comandante da Polícia Militar e SEDUC que não mexessem no Tiradentes.

Por fim, no dia 16, em reunião com aproximadamente 500 pessoas na Igreja Matriz São Pedro, somando-se pais e mães de alunos do CMPM 1, a representante da SEDUC, professora Arlete Mendonça, declarou que o governador voltou atrás em sua decisão e devolve o Tiradentes à comunidade de Petrópolis e adjacências, bem como o anexo do CMPM voltará a funcionar na Cachoeirinha. Uma vitória maiúscula da comunidade organizada: professores, funcionários, lideranças políticas, pais e mães de alunos, alunos, ex-alunos, fiéis católicos e evangélicos, agentes pastorais, o Diácono Ademar e padre Alcimar. Trabalhemos agora para uma parceria com a escola visando a melhoria do ensino, condições estruturais, entre outras, para que a Escola Tiradentes seja referência positiva na educação do Estado do Amazonas.

Antônio Nicácio (Agente de Pastoral )

Foto Facebook.