Evangelho do dia: Jo 16, 16-20.

“Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará.” – Jo 16, 20.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

REFLEXÃO

Nós devemos dizer-nos a verdade: nem toda a vida cristã é uma festa. Nem toda! Chora-se, muitas vezes chora-se!. Quando você está doente, quando tem um problema em sua família, com seus filhos, sua filha, sua esposa, seu marido. Quando você vê que seu salário não chega ao fim do mês e você tem um filho doente e vê que não pode pagar o financiamento da casa e vai ter que de sair. São muitos os problemas que temos. Sim, você vai ficar triste, vai chorar, mas as pessoas vão se alegrar, as pessoas que estão contra você. […] Sejam corajosos no sofrimento e pensem que depois vem o Senhor, depois vem a alegria, depois da escuridão vem o sol. Que o Senhor nos dê toda essa alegria na esperança. E o sinal que temos dessa alegria na esperança é a paz…. Quantas pessoas doentes no fim da vida, com dores, têm essa paz. Você tem paz em sua alma no momento de escuridão, no momento das dificuldades, no momento das perseguições, quando todos se alegram com o seu mal, você tem a paz? Se você tem paz, você tem a semente da alegria que virá mais tarde. Que o Senhor nos faça entender essas coisas. (Homilia na Casa Santa Marta, 30 de maio de 2014).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/05/18.html