Evangelho do dia: Jo 16, 29-33.

“Mas eu não estou só; o Pai está comigo.” – Jo 16, 32.

Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

REFLEXÃO

“Suportar”: é mais do que ter paciência, é carregar nos ombros, carregar o peso das tribulações. Também a vida do cristão tem momentos assim. Mas Jesus diz-nos: “Tende coragem neste momento. Eu venci, também vós sereis vencedores”. Assim esta primeira palavra ilumina-nos para enfrentar os momentos mais difíceis da vida, aqueles momentos que nos fazem sofrer. Confiar ao Senhor o momento difícil, confiar-me a mim mesmo ao Senhor, confiar os nossos fiéis, a nós sacerdotes, bispos, as nossas famílias, e os nossos amigos ao Senhor. É necessário dizer ao Senhor: “Cuida destes, são teus”. É uma oração que nem sempre fazemos, a a prece do confiar: “Senhor, confio-te isto, carrega-o tu”, é uma bela oração cristã. É a atitude da confiança no poder do Senhor, também na ternura do Senhor que é Pai (…) Três palavras: tribulação, confiar e paz. Na vida devemos caminhar pelas estradas da tribulação porque é a lei da vida. Mas, naqueles momentos, nos confiar ao Senhor, pedindo que fortaleça nossa fé e nossa esperança, pedindo que nos dê a confiança para vencer as tribulações, porque Ele venceu o mundo, e nos conceda a todos a Sua paz”. (Santa Marta, 15 de maio de 2015).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/05/22.html