EVANGELHO DO DIA – 07/12/2023
Evangelho do dia: Mt 7,21.24-27.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha” – Mt 7,24

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

REFLEXÃO

A rocha. Assim é o Senhor. Aquele que confia no Senhor estará sempre seguro, porque seu alicerce está na rocha. É isso que Jesus diz no Evangelho. Ele fala de um homem sábio que construiu sua casa sobre uma rocha, ou seja, sobre a confiança no Senhor, sobre coisas sérias. E essa confiança é também um material nobre, porque o alicerce desse edifício de nossa vida é seguro, é forte. […] E nossa vida também pode ser assim, quando meus alicerces não são fortes. Chega a tempestade – e todos nós temos tempestades em nossas vidas, todos, desde o Papa até o último, todos – e não somos capazes de resistir. E muitos dizem: “Não, vou mudar minha vida” e acham que mudar a vida é colocar maquiagem. Mudar a vida é mudar os alicerces da vida, ou seja, colocar-se sobre a rocha que é Jesus. “Eu gostaria de restaurar este edifício, este palácio, porque ele é muito feio, em ruínas, e eu gostaria de embelezá-lo um pouco e também proteger os alicerces. Mas se eu refizer a maquiagem e der uma disfarçada, a coisa não vai continuar; vai cair. Com as aparências, a vida cristã cai. […] Não podemos construir a nossa vida com base em coisas passageiras, em aparências, em fingir que tudo está bem. Vamos para a rocha, onde está nossa salvação. E ali todos seremos felizes. Todos. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 5 de dezembro de 2019).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/12/07.html