Evangelho do dia: Lc 11,27-28.

“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. – Lc 11,28

Naquele tempo, enquanto Jesus falava,
uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse:
“Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.

Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

REFLEXÃO

Essas são as duas condições para seguir Jesus: ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Essa é a vida cristã, nada mais. Simples, simples. Talvez a tenhamos complicado um pouco, com tantas explicações que ninguém entende, mas a vida cristã é assim: ouvir a Palavra de Deus e praticá-la. […]

Toda vez que fazemos isso – abrimos o Evangelho e lemos uma passagem e nos perguntamos: ‘Com isso Deus fala comigo, me diz algo? E se diz algo, o que está dizendo para mim?’ – isso é ouvir a Palavra de Deus, ouvi-la com os ouvidos e ouvi-la com o coração. Abra seu coração para a Palavra de Deus. Os inimigos de Jesus ouviam a Palavra de Jesus, mas estavam perto dele para tentar encontrar falhas, para fazê-lo escorregar e para que ele perdesse a autoridade. Mas nunca perguntaram: ‘O que Deus diz para mim nessa Palavra?’ E Deus não fala apenas a todos: sim, ele fala a todos, mas fala a cada um de nós. O Evangelho foi escrito para cada um de nós. […]

O Senhor sempre semeia a sua Palavra, ele só pede um coração aberto para ouvi-la e boa vontade para colocá-la em prática. Por isso, a oração de hoje é a do Salmo: “Guia-me, Senhor, no caminho dos teus mandamentos”, ou seja, no caminho da tua Palavra, e que eu aprenda, com a tua orientação, a colocá-la em prática. (Homilia na Casa Santa Marta de 23 de setembro de 2014).

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/10/14.html