O dia 18 de fevereiro foi o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A Pastoral da Sobriedade dedicou a semana de 13 a 19 de fevereiro para atividades voltadas à conscientização sobre essa doença, que afeta milhares de brasileiros. Conforme pesquisa do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), publicada pela Agência Brasil, 55% da população brasileira tem o hábito de beber. Segundo esse levantamento, uma em cada três pessoas no país consome álcool ao menos uma vez por semana, sendo que 18,8% das pessoas pesquisadas fazem uso abusivo de álcool, dados baseados na resposta de 1,9 mil pessoas (Reportagem publicada pela Agência Brasil em 18/02/2022).
O alcoolismo é um problema social e de saúde pública. A dependência do álcool é classificada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de doença crônica e multifatorial em que fatores genéticos, psicossociais e ambientais podem contribuir para seu desenvolvimento. Além dos prejuízos à vida do usuário, a dependência alcoólica resulta em significativos problemas para as pessoas do seu convívio social, estando associado inclusive à violência doméstica e acidentes de trânsito (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Disponível em: www.cbm.df.gov.br/alcoolismo2023
Preocupada com o problema social da dependência química, que atinge adolescentes, jovens, adultos e suas famílias, a Paróquia São Pedro Apóstolo está implantando neste ano de 2023 a Pastoral da Sobriedade. Os agentes dessa pastoral estão em processo de formação para dar início a essa ação pastoral tão necessária em nossa comunidade paroquial.

A Pastoral da Sobriedade tem como missão:


Evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo Libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e
solidária